Depois de Laura Cintra, golpe “às cegas” com linha telefônica dá susto em Luciano Hollanda e Patrick Ulysséa

Na última semana, o golpe sofrido pela jogadora Laura Cintra, embaixadora do Natural8, repercutiu bastante entre a comunidade. O alerta é necessário, pois outros jogadores também passaram pela mesma situação recentemente: Luciano Hollanda e Patrick Ulysséa, embora nenhum deles tenha sofrido prejuízos financeiros.

Mas o que está acontecendo para rolar essas sucessivas tentativas de golpe? A resposta é a reciclagem de um velho golpe bem difícil de ser defendido: o SIM-swap.

Resumidamente, é quando os criminosos conseguem transferir o número de telefone de uma pessoa para um outro chip e começam a agir como se a linha fosse deles. O roubo pode ser feito de forma remota, o que dificulta o entendimento do que está acontecendo. Quando ocorre, o chip da vítima perde o uso e o celular fica automaticamente sem sinal.

LEIA MAIS: KSOP Fortaleza abre a temporada na próxima semana; Mundo Poker esmiúça a grade de R$ 2,5 milhões garantidos

A partir disso, é possível encontrar contas digitais no nome da vítima e, se tiver mais informações, basta cruzar dados vazados na internet para descobrir o e-mail e ampliar o leque do roubo. Se os bandidos conseguem invadir o e-mail, a vítima fica bem exposta para ser hackeada onde senhas de recuperação estão vinculadas por lá, como são os sites de poker, mesmo com autenticação de dois fatores.

No caso de Luciano Hollanda, ele percebeu rapidamente o sumiço de sinal e conseguiu resolver o problema na sua operadora, a TIM, sem sofrer danos. “Resolveram bem insta, o cara foi muito proativo, fez tudo pra mim, muito bem feito, recuperou meu número e falou que não tinha como ninguém recuperar. Ele disse que isso aconteceu provavelmente dentro de uma loja”, explica Luciano, que vai prestar a ocorrência de crime cibernético.

As pessoas normalmente não se preocupam da melhor forma possível com sistemas de segurança online, o que pode evitar os problemas em alguns casos. No entanto, muitos aplicativos obrigam o usuário a usar o sistema de recuperação de senha via SMS, o que facilita esse tipo de golpe. Especialistas indicam não usar SMS e ligação telefônica para recuperar senhas.

Para comprar e vender seus créditos de poker, indicamos a ROYALpag.com. Compre e receba em 5 minutos!

Confira o episódio #01 do Poker de Boteco: 

 

O post Depois de Laura Cintra, golpe “às cegas” com linha telefônica dá susto em Luciano Hollanda e Patrick Ulysséa apareceu primeiro em Mundo Poker.

Author: admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.